Dada a sua complexidade, o diabetes é uma doença com material bastante abrangente na literatura médica, seja em revistas, livros ou guias, muitas vezes ao alcance não só de médicos e especialistas na área. Apesar dessa rica disponibilidade de conteúdo, não raro a população em geral, principalmente quando busca informações, encontra afirmações e abordagens que parecem contraditórias – isso quando, de fato, não o são.

Por isso, além de reforçarmos a importância da busca incessante por conhecimento sólido e bem fundamentado, evitando suposições e os famosos “achismos”, listamos aqui curiosidades de grande utilidade e extraídas de reconhecidos portais diretamente ligados ao diabetes, a fim de selecionar ao menos parte das questões levantadas no dia a dia.

 

  1. É fato que estar acima do peso constitui um fator de risco para o diabetes tipo 2, mas não é o único; podem-se incluir nessa lista a história familiar e a idade. Até porque há pessoas magras ou com peso normal que têm diabetes e pessoas com sobrepeso que nunca o desenvolvem.
  2. Não há estudos que comprovem maior propensão a gripes e resfriados por parte de quem tem diabetes. O que ocorre é que a vacina é aconselhada a essas pessoas porque a virose dificulta o controle da doença e porque, nesse grupo, há maior chance de complicações sérias decorrentes da gripe.
  3. Embora sejam naturais, mel, açúcar mascavo e caldo de cana devem ser evitados ao máximo pelas pessoas que têm diabetes. Isso porque esses alimentos contêm açúcar do tipo sacarose, o principal vilão dessa população.
  4. O fato de uma mãe ser diabética não implica que seu filho nasça com a doença. Mas é possível a criança nascer com sobrepeso e, por isso, desenvolver complicações em curto e longo prazos.
  5. De fato, com melhores insulinas, maior facilidade de aplicação – por meio de canetas ou de bombas – e maior portabilidade dos medidores de glicemias, o que permite um maior controle da doença, é possível afirmar que a vida do paciente com diabetes tipo 1 tem melhorado significativamente.

 

Referências

7 mitos e 5 verdades sobre o diabetes. Sociedade Brasileira de Diabetes. 2015 set. 11 [acesso em 2019 nov 01]. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/para-voces/sbd-na-imprensa/1182-7-mitos-e-5-verdades-sobre-o-diabetes

Especialistas do Ministério da Saúde apontam verdades e mitos sobre o diabetes. Blog da Saúde. 2012 ago 23. [acesso em 2019 nov 01]. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/30931-especialistas-do-ministerio-da-saude-apontam-verdades-e-mitos-sobre-o-diabetes

Lenzi MA. 13 fatos sobre o diabetes que você provavelmente não sabia. Diabetes & Você. [acesso em 2019 nov 01]. Disponível em: http://www.diabetesevoce.com.br/blog/fatos-sobre-o-diabetes/

Sociedade Brasileira de Diabetes. Mitos e verdades [Internet]. [acesso em 2019 nov 01]. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/vivendo-com-diabetes/mitos-e-verdades