No lançamento do “O Meu Diabetes”, a Dra. Solange Travassos, coordenadora do curso, além de destacar o objetivo da atividade, apresentou também alguns dados atualizados sobre a doença no mundo. As informações são da oitava edição do Diabetes Atlas da International Diabetes Federation (IDF), lançado em novembro do ano passado.

O material, que contém 150 páginas, apresenta um panorama do diabetes no mundo, as suas complicações e as possíveis intervenções para frear o crescimento da doença, principalmente nos países menos desenvolvidos. O Atlas está disponível para download no site da IDF em inglês, espanhol e francês.

O conhecimento sobre os dados mundiais é fundamental para os mais diversos públicos, desde os pacientes, passando pela imprensa e médicos. Entender e divulgar mostram a importância do conhecimento sobre o diabetes e chamar a atenção das autoridades sobre o crescimento da doença.

Atlas da IDF

A versão mais recente do Atlas apresenta, além dos números da doença em todas as regiões, a relação atualizada de risco de mortalidade, a ampliação do grupo de idade de crianças e adolescentes (0 -19 anos), uma análise mais aprofundada do diabetes em idosos acima de 65 anos e um novo capítulo revisado sobre as complicações cardiovasculares, oculares, pé diabético, nefropatia etc.

Os dados apontam ainda que, mesmo com mais conhecimento, ferramentas e tecnologias disponíveis, o diabetes vem crescendo a cada ano. Segundo os números, mais de 400 milhões de pessoas têm a doença. A estimativa é que em 2045 o número ultrapasse os 600 milhões de pessoas.

O Diabetes Atlas 2017 pode ser conferido em www.diabetesatlas.org. O site possui para download todas as versões desde a sua primeira publicação no ano 2000. Basta acessar o site e clicar na seção “Recursos” e em seguida “Edições Anteriores”.